Blog

AUDITORIA DO PROGRAMA E DO PROJETO DE GESTÃO DE P&D 2017/2018

Auditoria do Programa e do Projeto de Gestão de P&D 2017/2018

Hoje vamos explicar mais detalhes sobre as mudanças da Resolução Normativa n°754 e apresentar nosso serviço de auditoria para projeto de gestão de P&D do setor elétrico. Acompanhe!

 

Em 13 de dezembro de 2016, por meio da Resolução Normativa n°754, a ANEEL publicou uma nova versão do Procedimentos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (PROP&D).

 

Este manual estabelece as diretrizes e as orientações para a elaboração de projetos de P&D regulados pela ANEEL, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2017.

 

Anteriormente era necessário apresentar anualmente o relatório de prestações de contas de P&D para a ANEEL, mas com a nova resolução passou a ser a cada dois anos. Com isso será necessário entregar todas as demonstrações contábeis e financeiras dos respectivos anos, no relatório do Projeto P&D 2017/2018 até o dia 31/05/2019.

 

Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica

 

O programa busca alocar da melhor forma possível os recursos humanos e financeiros, nos projetos que se destacam com originalidade, aplicabilidade, relevância e a viabilidade econômica de produtos, serviços e processos que envolvam energia.

 

Outros objetivos importantes que o programa propõe é a criação de novos equipamentos para o setor elétrico, a melhoria dos processos dos serviços prestados, contribuição para a segurança do fornecimento de energia, a constante diminuição do impacto ambiental, modicidade tarifária e da dependência tecnológica do país.

 

O que é o manual de PROP&D?

 

Ele foi desenvolvido para servir como um guia de relatório para os procedimentos entregues pelas empresas que se beneficiam com o  Programa de P&D e que são reguladas pela ANEEL, no relatório deve constar as informações da elaboração e execução dos Projetos de P&D, atendendo à Lei nº 9.991, de 24 de julho de 2000.

 

O PROP&D estabelece os tipos de projetos que podem ser desenvolvidos e executados com recursos do Programa de P&D.

 

Outras informações que são necessárias constar no relatório: apresentação e os critérios de avaliação dos resultados alcançados, os procedimentos para contabilização, prestação de contas e reconhecimento dos investimentos realizados.

 

Auditoria para P&D 2017/2018

 

A auditoria para os projetos de P&D é uma forma de mostrar a seriedade e transparência do projeto, trazendo benefícios tecnológicos para a sociedade e demonstrando o uso dos recursos públicos.

 

A Berkan, reconhecida em todo território nacional pelas principais empresas do setor elétrico, está em contínua evolução e pronta para atender as necessidades típicas da sua empresa, com efetivo conhecimento do setor elétrico brasileiro.

 

Atendemos cerca de 35 distribuidoras de energia elétrica, especificamente nas demandas de auditoria dos Programas de Pesquisa e Desenvolvimento e Programas de Eficiência Energética.

 

O relatório para Projeto de Gestão P&D desenvolvido pela Berkan constará os seguintes objetivos:

 

  • Demonstrar os documentos que regulamentam a aplicação dos recursos;
  • Demonstrar as regras e procedimentos para aplicação dos recursos;
  • Demonstrar as regras e procedimentos contábeis para controle dos recursos e prestação de contas;
  • Demonstrar os critérios de avaliação da fase inicial (antes da execução) e da fase final (após a execução) de um projeto;
  • Apontar as atividades permitidas e os recursos que podem ser aplicados nos projetos;
  • Indicar as regras para apresentação dos resultados dos projetos;
  • Estabelecer as informações que deverão compor as propostas e os relatórios dos projetos;
  • Estabelecer as regras de funcionamento do Projeto de Gestão (recursos, aplicações, fluxo de informações, etc.) para permitir a operacionalização do programa, incluindo a fonte e limite de recursos.

 

Nossos clientes de auditoria e consultoria do setor elétrico:

 

Clientes de Auditoria e Consultoria do Setor Elétrico

 

Adicionalmente, realizamos diversos trabalhos de auditoria e consultoria de obrigações regulatórias em diversas empresas de geração e transmissão do setor elétrico.

  • Compartilhar

Artigos relacionados